sexta-feira, 9 de julho de 2010

13. ALEGRIA NO SENHOR


Os filhos de Deus são chamados para serem representantes de Cristo, revelando a bondade e a misericórdia do Senhor. Assim como Jesus nos revelou o verdadeiro carácter do Pai, assim devemos revelar Cristo a um mundo que não conhece o Seu terno e compassivo amor. Jesus disse: "Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo." Eu neles, e Tu em Mim; ... para que o mundo conheça que Tu Me enviaste a Mim." João 17:18, 23. O apóstolo Paulo diz aos discípulos: "É manifesto que vós sois a carta de Cristo ... conhecida e lida por todos os homens." II Coríntios 3:3, 2. Através de cada um dos Seus filhos, Jesus envia uma carta ao mundo. Se és um seguidor de Cristo, Ele envia através de ti uma carta à família, à aldeia, à rua onde tu vives. Jesus, habitando em ti, deseja falar ao coração daqueles que não estão familiarizados com Ele. Talvez eles não leiam a Bíblia, ou ouçam a voz que lhes fala nas suas páginas; eles não vêem o amor de Deus através das Suas obras. Mas, se fores um verdadeiro representante de Jesus, pode ser que, através de ti, eles sejam levados a ter um vislumbre da Sua bondade e sejam atraídos para O amar e servir.

Os cristãos são colocados como portadores de luz no caminho para o Céu. Eles devem reflectir para o mundo a luz que, de Cristo, brilha sobre eles. A sua vida e o seu carácter devem ser de tal modo que, através deles, outros obtenham uma verdadeira concepção de Cristo e do Seu serviço.

Se, de facto, representarmos Cristo, faremos com que o Seu serviço pareça atractivo, como na realidade o é. Os cristãos que acumulam melancolia e tristeza no seu coração, e murmuram e se queixam, estão a dar a outros uma falsa representação de Deus e da vida cristã. Dão a impressão de que Deus não deseja que os Seus filhos sejam felizes, e assim dão falso testemunho contra o nosso Pai Celeste.

Satanás exulta quando consegue levar os filhos de Deus à incredulidade e ao desânimo. Ele deleita-se em ver-nos sem confiança em Deus, duvidando da Sua vontade e do Seu poder para nos salvar. Ele gosta de nos levar a sentir que o Senhor nos faz mal com as Suas providências. O objectivo de Satanás é representar o Senhor como Alguém sem nenhuma compaixão nem misericórdia. Ele deturpa a verdade a respeito d'Ele. Enche a nossa imaginação com falsas ideias a respeito de Deus; e, em vez de nos demorarmos na verdade a respeito do nosso Pai Celestial, muitas vezes fixamos a nossa mente sobre as falsidades de Satanás e desonramos a Deus ao desconfiarmos d'Ele e ao murmurarmos contra Ele. Satanás procura sempre fazer da vida religiosa uma vida sombria. Ele deseja fazê-la parecer enfadonha e difícil; e quando o cristão apresenta na sua própria vida esta visão da religião, ele está, mediante a sua incredulidade, a apoiar a falsidade de Satanás.

Muitos, ao longo da vida, concentram-se nos seus erros, fracassos e desapontamentos, e enchem, assim, o coração de dor e desânimo. Quando estive na Europa, uma irmã que passava por uma crise destas, e que se encontrava profundamente angustiada, escreveu-me, pedindo uma palavra de encorajamento. À noite, antes de ter recebido a carta dela, sonhei que estava num jardim, e alguém que parecia ser o proprietário do jardim conduzia-me pelos seus caminhos. Eu colhia as flores e deleitava-me a sentir o seu aroma, quando esta irmã, que ia ao meu lado, chamou a minha atenção para algumas silvas invisíveis que estavam a impedir o seu caminho. Ali estava ela, lamentando-se e queixando-se. Ela não andava no caminho, seguindo o guia, mas estava a caminhar por entre as silvas e os espinhos. "Oh", lamentou ela, "não é uma pena que este belo jardim esteja estragado com espinhos?" Então o guia disse: "Deixa os espinhos em paz, pois eles só te vão magoar. Colhe as rosas, os lírios e os cravos."

Não tem havido ocasiões felizes na tua experiência? Não tens tido algumas ocasiões maravilhosas quando o teu coração vibrou com alegria em resposta ao Espírito de Deus? Quando olhas em retrospectiva os capítulos da experiência da tua vida, não encontras aí algumas páginas agradáveis? Não estão as promessas de Deus, como as lindas flores, crescendo junto da tua vereda por todos os lados? Não permitirás que a sua beleza e delicadeza encham o teu coração de alegria?

As silvas e os espinhos apenas te ferirão e afligirão; e se tu apenas colheres estas coisas, e as apresentares a outros, não estás tu, além de menosprezares a bondade de Deus, a impedir que os que estão à tua volta andem na vereda da Vida?

Não é sábio reunir todas as lembranças desagradáveis de uma vida passada - as suas falhas e os seus desapontamentos - falar delas e afligir-se por elas até que fiquemos abatidos pelo desânimo. Uma pessoa desanimada está cheia de medos, excluindo a luz de Deus do seu próprio coração e lançando uma sombra no caminho dos outros.

Graças a Deus pelas cenas agradáveis que Ele nos tem apresentado. Reunamos as abençoadas certezas do Seu amor, para que possamos olhar para elas continuamente: o Filho de Deus, deixando o trono do Pai, vestindo a Sua divindade com a humanidade, para que pudesse resgatar o homem do poder de Satanás; o Seu triunfo em nosso favor, abrindo o Céu aos homens, revelando à visão humana o lugar onde a Divindade manifesta a Sua glória; a raça caída, erguida do abismo da ruína para dentro do qual o pecado a tinha atirado, e posta de novo em união com o infinito Deus, e tendo suportado o teste divino pela fé no nosso Redentor, vestida com a justiça de Cristo, e exaltada ao Seu trono - estas são as cenas que Deus deseja que contemplemos.

Quando parece que duvidamos do amor de Deus e desconfiamos das Suas promessas, nós desonramos e ofendemos o Seu Santo Espírito. Como se sentiria uma mãe se os seus filhos estivessem a queixar-se constantemente dela, como se ela não lhes quisesse bem, quando o esforço de toda a sua vida tivesse sido no sentido de lhes proporcionar toda a feliciadde e o máximo conforto? Supõe que eles duvidassem do seu amor; isso entristeceria o seu coração. Como se sentiria qualquer pai de ser assim tratado pelos seus filhos? E como pode o nosso Pai Celestial considerar-nos, quando desconfiamos do Seu amor, que O levou a dar o Seu Filho unigénito para que possamos ter vida? O apóstolo escreve: "Aquele que nem mesmo o Seu próprio Filho poupou, antes O entregou por todos nós, como nos não dará também, com Ele, todas as coisas? Romanos 8:32. E, no entanto, quantos, pelas suas acções, se não por palavras, estão a dizer: "O Senhor não diz isto para mim. Talvez Ele ame outros, mas não a mim."

Tudo isto prejudica a tua própria alma; por cada palavra de dúvida que tu proferes estás a convidar as tentações de Satanás; estás a fortalecer em ti a tendência para duvidades, e isso afasta de ti, por se sentirem ofendidos, os anjos ministradores. Quando Satanás te tentar, não profiras palavra alguma de dúvida ou receio. Se optares por abrir a porta às suas sugestões, a tua mente encher-se-á de desconfiança e dúvida rebelde. Se expressares os teus sentimentos, cada dúvida que proferires não só se repercute sobre ti mesmo, como é uma semente que germinará e dará fruto na vida de outros, e pode ser impossível contrariar a influência das tuas palavras. Tu próprio podes ser capaz de recuperar de uma tentação ou armadilha de Satanás, mas outros, que foram arrastados pela tua influência, podem não ser capazes de escapar da incredulidade que tu lhes sugeriste. Quão importante é que falemos somente aquelas coisas que darão força e vida espirituais!

Há anjos atentos para ouvir que espécie de relatório tu estás a apresentar ao mundo acerca do teu Mestre Celestial. Que a tua conversação seja sobre Aquele que viveu para fazer intercessão por ti perante o Pai. Quando pegas na mão de um amigo, que haja louvor a Deus nos teus lábios e no teu coração. Isto atrairá os seus pensamentos para Jesus.

Todos têm provações; aflições difíceis de suportar, tentações a que é difícil resistir. Não contes as tuas dificuldades aos teus companheiros mortais, mas leva tudo a Deus em oração. Estabelece a regra de nunca proferires uma palavra de dúvida ou desânimo. Podes fazer muito para tornares mais alegre a vida de outros e fortaleceres os seus esforços, com palavras de esperança e alegria.

Há muita gente corajosa dolorosamente pressionada pela tentação, quase prestes a sucumbir no conflito com o eu e os poderes do Mal. Não desanimes essas pessoas na sua árdua luta. Encoraja-as com palavras de incentivo e esperança que as animem no seu caminho. Assim a luz de Cristo pode brilhar a partir de ti. "Nenhum de nós vive para si mesmo." Romanos 14:7. Pela nossa influência inconsciente, outros podem ser encorajados e fortalecidos, ou podem ser desanimados e afastados de Cristo e da verdade.

Há muitos que têm uma ideia errada da vida e do carácter de Cristo. Pensam que Ele não era simpático ou alegre, que Ele era austero, severo e tristonho. Em muitos casos, a experiência religiosa é prejudicial com estas opiniões sombrias.

Diz-se frequentemente que Jesus chorou e que Ele nunca foi visto a sorrir. O nosso Salvador foi, de facto, um Homem que sofreu, familiarizado com a aflição, pois Ele abriu o coração a todos os infortúnios dos homens. Mas, embora a Sua vida fosse abnegada e ensombrada com dores e cuidados, o Seu espírito não Se abatia. o Seu semblante não apresentava uma expressão de pesar e desgosto, mas estava sempre pacífico e sereno. O Seu coração era uma fonte de vida, e onde quer que ia levava repouso e paz, alegria e regozijo.

O nosso Salvador era profundamente sério e preocupava-Se sinceramente, mas nunca foi melancólico ou taciturno. A vida daqueles que O imitam deverá ser cheia de fervorosos propósitos; terão um senso profundo de responsabilidade pessoal. A leviandade será reprimida; não haverá diversão imoral, nem galhofas grosseiras; pelo contrário, a religião de Cristo dá paz como um rio. Não apaga a luz da alegria; não restringe a jovialidade, nem emsombra o rosto radiante e sorridente. Cristo veio não para ser servido, mas para servir; e, quando o Seu amor reina no coração, seguiremos o Seu exemplo.

Se dermos a primazia, na nossa mente, aos actos grosseiros e injustos dos outros, acharemos impossível amá-los como Cristo nos amou; mas se os nossos pensamentos se demorarem no amor e na compaixão maravilhosos de Cristo por nós, o mesmo espírito passará de nós para os outros. Devemos amar-nos e respeitar-nos uns aos outros, não obstante as faltas e imperfeições que não podem deixar de se ver. A humildade e a desconfiança do eu devem ser cultivadas, assim como uma paciente brandura para com as faltas dos outros. Isto aniquilará todo o egoísmo mesquinho e fará com que sejamos generososs e magnânimos.

O Salmista diz: "Confia no Senhor e faz o bem; habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado." Salmos 37:3. "Confia no Senhor." Cada dia tem as suas cargas, os seus cuidados e as suas perplexidades; e quando nos encontramos uns com os outros, tendemos, muitas vezes, a falar das nossas dificuldades e provações. Tantos problemas alheios se insinuam, condescendemos com tantos temores, exprimimos um tão grande peso de ansiedade, que uma pessoa poderia supor que não temos um Salvador misericordioso e amoroso pronto a ouvir todos os nossos pedidos e a ser para nós uma ajuda presente em cada ocasião de necessidade.

Alguns estão sempre temerosos e a pensar em problemas. Cada dia são rodeados com os sinais do amor de Deus; cada dia estão a desfrutar dos benefícios da Sua providência; mas passam por alto estas bênçãos presentes. A sua mente está continuamente a pensar em coisas desagradáveis que receiam que possam vir; ou em alguma dificuldade que pode realmente existir que, embora pequena, cega os seus olhos para as muitas coisas que devem agradecer. As dificuldades que enfrentam, em vez de os impelir para Deus, a única Fonte de ajuda, separam-nos d'Ele, porque despertaram o desassossego e a murmuração.

Fazemos nós bem em ser assim incrédulos? Porque havemos de ser ingratos e desconfiados? Jesus é o nosso amigo; todo o Céu está interessado no nosso bem-estar. Não devemos permitir que as perplexidades e preocupações de cada dia aflijam a mente e anuviem a fronte. Se o fizermos, teremos sempre alguma coisa para nos molestar e incomodar. Não devemos condescender com uma solicitude que apenas nos irrita e desgasta, mas que não nos ajuda a suportar provações.

Podes estar perplexo nos negócios; as tuas perspectivas podem ficar cada vez mais sombrias e podes até ser ameaçado com perdas; mas não te deixes desanimar; lança os teus cuidados sobre Deus, e permanece calmo e animado. Ora por sabedoria para dirigires os teus negócios com discrição e assim evitares perdas e desastres. Faz tudo o que estiver ao teu alcance para alcançares resultados favoráveis. Jesus prometeu a Sua ajuda, mas não à parte do nosso esforço. Quando, confiando no nosso Ajudador, fizeres tudo ao teu alcance, aceita os resultados alegremente.

Não é vontade de Deus que o seu povo esteja sobrecarregado com cuidados. Mas o nosso Senhor não nos engana. Ele não nos diz: "Não temas; não há perigo algum no teu caminho." Ele sabe que há provações e perigos, e por isso lida connosco francamente. Ele não Se propõe tirar o Seu povo de um mundo de pecado e maldade, mas aponta-lhes um refúgio que nunca falha. A Sua oração pelos Seus discípulos foi: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." No mundo", disse Ele, "tereis aflições, mas, tende bom ânimo, Eu venci o mundo." João 17:15; 16:33.

No Seu sermão da montanha, Cristo ensinou preciosas lições aos Seus discípulos a respeito da necessidade de confiar em Deus. Estas lições destinavam-se a animar os filhos de Deus em todas as épocas, e elas chegaram até ao nosso tempo plenas de instrução e conforto. O Salvador apontou aos Seus seguidores as aves do ar, enquanto chilreavam nos seus gorjeios de louvor, livres de pensamentos de inquietação, "que nem semeiam, nem segam." E, no entanto, o grande Pai satisfaz as suas necessidades. O Salvador pergunta: "Não tendes vós muito mais valor do que elas?" Mateus 6:26. O grande Fornecedor dos homens e animais abre a Sua mão e supre todas as Suas criaturas. As aves do céu não Lhe passam despercebidas. Ele não coloca o alimento nos seus bicos, mas providencia para as suas necessidades. Elas devem colher as sementes que Ele espalhou para elas. Devem preparar o material para os seus pequenos ninhos. Devem alimentar os seus filhotes. Elas saem para o seu labor a cantar, porque o "vosso Pai Celestial as alimenta." E "não tendes vós muito mais valor do que elas?" Não sois vós, como adoradores inteligentes e espirituias, de mais valor do que as aves do céu? Não proverá o Autor do nosso ser, o Preservador da nossa vida, Aquele que nos formou à Sua própria imagem, as nossas próprias necessidades se simplesmente confiarmos n'Ele?

Cristo apontou aos Seus discípulos as flores do campo, crescendo em abundância e resplandecendo com a beleza simples com a qual o Pai Celestial as dotou, como uma expressão do Seu amor pelo homem. Ele disse: "Olhem os lírios do campo, como eles crescem." A beleza e a simplicidade destas flores naturais sobrepujam em excelência o esplendor de Salomão. O mais vistoso vestuário produzido pela habilidade da arte não se pode comparar com a graça natural e a beleza radiante das flores da criação de Deus. Jesus pergunta: "Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?" Mateus 6:28, 30. Se Deus, o artista divino, dá às flores, que perecem num dia, as suas delicadas e variadas cores, quanto maior cuidado Ele não tem por aqueles que foram criados à Sua própria imagem? Esta lição de Cristo é uma censura aos pensamentos ansiosos, às perplexidades e dúvidas do coração desprovido de fé.

O Senhor deseja que todos os Seus filhos e filhas sejam felizes, pacíficos e obedientes. Jesus diz: "A Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." "Tenho-vos dito isto, para que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo." João 14:27; 15:11.

A felicidade que é procurada por motivos egoístas, fora do caminho do dever, é desequilibrada, cheia de altos e baixos e transitória; mas há alegria e satisfação no serviço de Deus; o cristão não é deixado a andar em veredas incertas; não é deixado no meio de tristezas e desapontamentos. Se não tivermos os prazeres desta vida, podemos ainda ser felizes ao olharmos para a vida futura na eternidade.

Mas, mesmo aqui, os cristãos podem ter a alegria da comunhão com Cristo; podem ter a luz do Seu amor, o consolo perpétuo da Sua presença. Cada passo na vida pode trazer-nos para mais perto de Jesus, pode dar-nos uma experiência mais profunda do Seu amor, e trazer-nos um passo para mais perto do abençoado lar de paz. Portanto, não rejeitemos a nossa confiança, mas tenhamos firme certeza, mais firme do que nunca antes. "Até aqui nos ajudou o Senhor", e Ele nos ajudará até ao fim (I Samuel 7:12). Olhemos para os marcos comemorativos, recordações daquilo que o Senhor tem feito para nos confortar e salvar da mão do destruidor. Mantenhamos vívidas na nossa memória todas as ternas misericórdias que o Senhor nos tem mostrado - as lágrimas que Ele limpou, as dores que Ele suavizou, as ansiedades removidas, os temores dispersados, as necessidades supridas, as bênçãos concedidas - fortalecendo-nos assim para tudo o que está diante de nós no resto da nossa peregrinação.

Podemos, sem dúvida, esperar por novas perplexidades no conflito vindouro, mas podemos também olhar tanto para o passado como para o futuro, e dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor." "E a tua força será como os teus dias." Deuteronómio 33:25. A prova não excederá a força que nos será dada para a suportar. Então, peguemos no nosso trabalho exactamente onde o encontramos, crendo que seja o que for que aconteça, ser-nos-á dada força proporcional à prova.

E em breve os portões do Céu serão abertos de par em par para receber os filhos de Deus, e dos lábios do Rei da glória soará a bênção que penetrará nos seus ouvidos como a mais preciosa música: "Vinde benditos do Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mateus 25:34.

Então, os remidos serão bem-vindos ao lar que Jesus está a preparar para eles. Aí, os seus companheiros não serão os vis da Terra, os mentirosos, os idólatras, os impuros e os incrédulos; pelo contrário, eles associar-se-ão com aqueles que venceram Satanás e pela graça divina formaram caracteres perfeitos. Toda a tendência pecaminosa, toda a imperfeição que os aflige aqui foram removidas pelo sangue de Cristo, e a grandeza e o esplendor da Sua glória, excedendo em muito o brilho do sol, são-lhes conferidos. E a beleza moral, a perfeição do seu carácter, resplandecem através deles, excedendo em muito a importância deste esplendor exterior. Eles estão sem falta perante o grande trono branco, partilhando a dignidade e os privilégios dos anjos.

Em face da gloriosa herança que pode ser sua, "que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16:26. Ele pode ser pobre, todavia possui em si mesmo uma riqueza e dignidade que o mundo nunca poderia dar. A pessoa redimida e purificada do pecado, com todas as suas nobres faculdades dedicadas ao serviço de Deus, é de um valor transcendente; e há alegria no Céu, na presença de Deus e dos anjos, quando um pecador é resgatado, e essa alegria é expressa em cânticos de triunfo.


«SE  ÉS  UM  SEGUIDOR  DE  CRISTO,
ELE  ENVIA  ATRAVÉS  DE  TI  UMA  CARTA
À  TUA  FAMÍLIA,  À  ALDEIA,  À  RUA  ONDE  TU  VIVES.»


«DEIXA  OS  ESPINHOS  EM  PAZ,
POIS  ELES  SÓ  TE  VÃO  MAGOAR.
COLHE  AS  ROSAS,  OS  LÍRIOS  E  OS  CRAVOS.»


«A  RELIGIÃO  DE  CRISTO  DÁ  PAZ  COMO  UM  RIO.
NÃO  APAGA  A  LUZ  DA  ALEGRIA.»


«TEMOS  UM  SALVADOR  MISERICORDIOSO  E  AMOROSO,
PRONTO  A  OUVIR  TODOS  OS  NOSSOS  PEDIDOS
E  A  SER  PARA  NÓS  UMA  AJUDA  PRESENTE  EM  CADA  OCASIÃO  DE  NECESSIDADE.»


«ELE  NÃO  SE  PROPÕE
TIRAR  O  SEU  POVO  DE  UM  MUNDO  DE  PECADO  E  MALDADE,
MAS  APONTA-LHES  UM REFÚGIO  QUE  NUNCA  FALHA.»


«SE  NÃO  TIVERMOS  OS  PRAZERES  DESTA  VIDA,
PODEMOS  AINDA  SER  FELIZES
EM  OLHAR  PARA  A  VIDA  FUTURA  NA  ETERNIDADE.»