terça-feira, 8 de junho de 2010

8. CRESCIMENTO EM CRISTO


A mudança de coração pela qual nos tornamos filhos de Deus chama-se, na Bíblia, nascimento. Por outro lado, é comparada à germinação da semente boa que o lavrador semeou. Do mesmo modo, os que acabaram de se converter a Cristo são "como bebés recém-nascidos", para "crescerem" até à estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus (I Pedro 2:2; Efésios 4:15). Ora, como a boa semente semeada no campo, eles devem crescer e dar fruto. Isaías diz que eles "serão chamados árvores de justiça, a plantação do Senhor, para que Ele possa ser glorificado." Isaías 61:3. Desta maneira, são retiradas ilustrações da vida natural, para nos ajudar a compreender melhor as verdades misteriosas da vida espiritual.

Toda a sabedoria e aptidão do homem não conseguem produzir vida no mais pequeno objecto da Natureza. É somente mediante a vida que o próprio Deus concedeu que tanto animais como plantas podem viver. Do mesmo modo, é somente mediante a vida de Deus que a vida espiritual é gerada no coração dos homens. A não ser que um homem seja "nascido de cima", ele não pode tornar-se participante da vida que Cristo veio para dar (João 3:3).

Tal como acontece com a vida, acontece com o crescimento. É Deus quem faz desabrochar o botão e frutificar a flor. É pelo Seu poder que se desenvolve a semente, "primeiro a haste, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga." Marcos 4:28. E o profeta Oseias diz de Israel que "ele florescerá como o lírio". "Serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide." Oseias 14:5, 7. E Jesus ordena-nos: "Considerai os lírios, como eles crescem." Lucas 12:27. As plantas e as flores crescem não pelo seu próprio cuidado ou ansiedade ou esforço, mas por receberem aquilo que Deus forneceu para sustentar a sua vida. A criança não pode, por qualquer desejo ou capacidade próprios, acrescentar nada à sua estatura. Nem tão pouco o podes tu, por ansiedade ou esforço de ti mesmo, assegurares crescimento espiritual. A planta e a criança, crescem por receberem do seu ambiente aquilo que é indispensável à sua vida - ar, luz solar e alimento. O que estas dádivas da Natureza são para os animais e as plantas, assim é Cristo para aqueles que confiam n'Ele. Ele é a tua "luz perpétua", "um sol e escudo" (Isaías 60:19; Salmos 84:11). Ele será como "orvalho para Israel" (Oseias 14:5). "Ele descerá como a chuva sobre a erva ceifada" (Salmos 72:6). Ele é a água viva, "o Pão de Deus... que desce do Céu e dá vida ao mundo" (João 6:33).

Na incomparável dádiva do Seu Filho, Deus circundou todo o mundo com uma atmosfera de graça tão real como o ar que circula ao redor do globo. Todos os que escolherem respirar esta atmosfera doadora de vida viverão e crescerão até à estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus.

Assim como a flor se vira para o Sol, para que os seus raios brilhantes possam ajudá-la na sua beleza e simetria, assim devemos nós virar-nos para o Sol da Justiça, para que a luz celestial possa brilhar sobre nós, para que o nosso carácter se possa desenvolver à semelhança do de Cristo.

Jesus ensina a mesma coisa, quando diz: "Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. ... Sem Mim nada podeis fazer." João 15:4, 5. Tu és tão dependente de Cristo, para viveres uma vida santa, como o ramo o é da árvore mãe para crescer e dar fruto. Fora d'Ele não tens vida alguma. Não tens poder algum para resistires à tentação ou para cresceres em graça e santidade. Permanecendo n'Ele, tu podes florescer. Recebendo a tua vida d'Ele, tu não murcharás ou ficarás infrutífero. Serás como uma árvore plantada junto a rios de água.

Muitos têm a ideia de que devem fazer uma parte do trabalho sozinhos. Confiaram em Cristo para o perdão dos pecados, mas agora procuram pelos seus próprios esforços viver uma vida recta. Mas cada esforço dessa natureza fracassará. Jesus diz: "Sem Mim, nada podeis fazer." O nosso crescimento na graça, a nossa alegria, a nossa utilidade - tudo depende da nossa união com Cristo. É pela comunhão com Ele, diariamente, hora a hora - por permanecermos n'Ele - que devemos crescer na graça. Ele é não só o Autor, mas também o Consumador da nossa fé. É Cristo primeiro e último e sempre. Ele deve estar connosco, não só no começo e no final da nossa vida, mas em cada passo do caminho. David diz: "Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso, que Ele está à minha direita, nunca vacilarei." Salmos 16:8.

Tu perguntas: "Como devo permanecer em Cristo?" Da mesma maneira como O recebeste no princípio. "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim, também andai n'Ele." Colossences 2:6. "O justo viverá pela fé." Hebreus 10:38. Tu deste-te a ti mesmo a Deus, para seres d'Ele completamente, para O servires e Lhe obedeceres, e tomaste Cristo como teu Salvador. Tu não podias expiar por ti mesmo os teus pecados ou mudar o teu coração; mas, ao te teres dado a ti mesmo a Deus, creste que Ele, por amor de Cristo, fez tudo isto por ti. Pela fé, tu tornas-te de Cristo, e pela fé tu deves crescer n'Ele - mediante dar e tomar. Deves dar tudo - o teu coração, a tua vontade, o teu serviço; dar-te a ti mesmo a Ele para obedeceres a todos os Seus requisitos; e tu deves tomar tudo - Cristo, a plenitude de todas as bênçãos, para habitar no teu coração, para ser a tua força, a tua justiça, o teu ajudador eterno - para te dar poder para obedeceres.

Consagra-te a ti mesmo a Deus pela manhã; faz disto a tua primeiríssima tarefa. Que a tua oração seja: "Toma-me, ó Senhor, como todo Teu. Deponho todos os meus planos aos Teus pés. Usa-me hoje no Teu serviço. Habita em mim, e permite que todo o meu trabalho seja feito em Ti." Isto é uma questão diária. Cada manhã, consagra-te a Deus para esse dia. Entrega-Lhe todos os teus planos, para serem executados ou não, segundo a Sua providência indicar. Assim podes diariamente colocar a tua vida nas mãos de Deus e, deste modo, ela será moldada mais e mais segundo a vida de Cristo.

Uma vida em Cristo é uma vida de paz. Pode não haver um êxtase de sentidos, mas deve haver uma confiança serena e permanentemente. A tua esperança não está em ti mesmo; está em Cristo. A tua fraqueza está unida à Sua força, a tua ignorância à Sua sabedoria, a tua fragilidade ao Seu permanente poder. Assim, tu não deves olhar para ti mesmo, nem deixar a mente demorar-se no eu, mas deves olhar para Cristo. Deixa a mente demorar-se no Seu amor, sobre a beleza e perfeição do Seu carácter. Cristo na Sua abnegação, Cristo na Sua humilhação, Cristo na Sua pureza e santidade, Cristo no Seu incomparável amor - este deve ser o tema da tua contemplação. É amando-O, imitando-O, dependendo inteiramente d'Ele, que tu deves ser transformado à Sua semelhança.

Jesus diz: "Estai em Mim." Estas palavras transmitem a ideia de paz, estabilidade, confiança. Outra vez Ele convida: "Vinde a Mim, ... e Eu vos darei repouso." Mateus 11:28. As palavras do salmista expressam o mesmo pensamento: "Descansa no Senhor, e espera pacientemente n'Ele." Salmos 37:7. E Isaías dá a certeza: "No sossego e na confiança estaria a vossa força." Isaías 30:15. Este repouso não se encontra na inactividade; pois no convite do Salvador a promessa de descanso está unida ao chamado para trabalhar: "Tomai sobre vós o Meu jugo, ... e encontrareis descanso." Mateus 11.29. O coração que mais plenamente descansa em Cristo será o mais fervoroso e activo no trabalho em favor d'Ele.

Quando a mente se demora no eu, está afastada de Cristo, a Fonte de força e vida. Por conseguinte há um esforço constante de Satanás para manter a atenção afastada do Salvador e assim impedir a união e comunhão da pessoa com Cristo. Os prazeres do mundo, os cuidados, as perplexidades e as tristezas da vida, as faltas dos outros, ou as tuas próprias faltas e imperfeições - para algumas destas ou todas, ele procurará desviar a mente. Não te deixes desviar pelos seus ardis. Muitas pessoas verdadeiramente conscienciosas, e que desejam viver para Deus, são frequentemente levadas pelo inimigo a demorar o pensamento sobre as suas próprias faltas e fraquezas, e assim, ao separá-los de Cristo, ele espera conseguir a vitória. Nós não devemos fazer do eu o centro, e condescender com a ansiedade e temor sobre se seremos ou não salvos. Tudo isto desvia a alma da Fonte da nossa força. Entrega a guarda da tua mente a Deus, e confia n'Ele. Fala e pensa em Jesus. Deixa o eu perder-se n'Ele. Afasta toda a dúvida, desvia os teus temores. Diz, como o apóstolo Paulo: "Vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim." Gálatas 2:20. Descansa em Deus. Ele é apto para guardar aquilo que lhe confiaste. Se te abandonares nas Suas mãos, Ele te levará a seres mais do que vencedor por Aquele que te amou.

Quando Cristo tomou a natureza humana sobre si, Ele ligou a humanidade a Si mesmo por um laço de amor que não pode ser quebrado por poder algum, a não ser a escolha do próprio homem. Satanás apresentará constantemente engodos para nos induzir a quebrar este laço - para escolhermos separar-nos de Cristo. É aqui que precisamos de vigiar, esforçar-nos, orar, para que nada nos seduza a escolher outro mestre; pois nós somos sempre livres de o fazer. Mas mantenhamos os nossos olhos fixos em Cristo, e Ele nos preservará. Olhando para Jesus, estamos seguros. Nada nos pode arrebatar da Sua mão. Contemplando-O constantemente, "somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." II Coríntios 3:18.

Foi assim que os primeiros discípulos obtiveram a sua semelhança com o querido Salvador. Quando esses discípulos ouviram as palavras de Jesus, sentiram a sua necessidade d'Ele. Eles procuraram-n'O, encontraram-n'O e seguiram-n'O. Estavam com Ele em casa, à mesa, no cenáculo, no campo. Eles estavam com Ele como alunos com o professor, recebendo diariamente d'Ele lições de santa verdade. Eles olhavam para Ele, como servos para o seu senhor, para aprenderem o seu dever. Esses discípulos eram homens "sujeitos às mesmas paixões que nós". Tiago 5:17. Tinham a mesma batalha a travar com o pecado. Precisavam da mesma graça, a fim de viverem uma vida santa.

Mesmo João, o discípulo amado, aquele que mais plenamente reflectiu a semelhança do Salvador, não possuía naturalmente essa amabilidade de carácter. Era não só altivo e ambicioso de honras, mas também impetuoso e ressentia-se quando era injuriado. Mas, à medida que o carácter do Divino Mestre lhe era revelado, ele via a sua própria deficiência e esse conhecimento tornou-o humilde. A força e a paciência, o poder e a ternura, a majestade e a mansidão que ele contemplava na vida diária do Filho de Deus, enchiam a sua alma de admiração e amor. Dia a dia o seu coração era atraído para Cristo, até que perdeu de vista o eu por amor ao Mestre. O seu temperamento rancoroso e ambicioso rendeu-se ao poder modelador de Cristo. A influência regeneradora do Espírito Santo renovou o seu coração. O poder do amor de Cristo operou uma transformação de carácter. Este é o resultado seguro da união com Jesus. Quando Cristo habita no coração, toda a natureza é transformada. O Espírito de Cristo, o Seu amor, suavizam o coração, subjugam a alma, e elevam os pensamentos e desejos para Deus e o Céu.

Quando Cristo ascendeu ao Céu, a sensação da Sua presença estava ainda com os Seus seguidores. Era uma presença pessoal, cheia de amor e luz. Jesus, o Salvador, que tinha andado, falado e orado com eles, que tinha falado de esperança e conforto aos seus corações, tinha, enquanto a mensagem de paz estava ainda nos Seus lábios, sido levado de junto deles para o Céu, e o som da Sua voz soava ainda nos seus ouvidos, enquanto a nuvem de anjos O recebia - "eis que Eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos." Mateus 28:20. Ele ascendera ao Céu na forma humana. Eles sabiam que Ele estava diante do trono de Deus, ainda como seu Amigo e Salvador; que as Suas simpatias não se tinham alterado; que Ele ainda Se identificava com a humanidade sofredora. Ele estava a apresentar perante Deus os méritos do Seu próprio sangue precioso, mostrando as Suas mãos e os pés feridos, em lembrança do preço que pagara pelos Seus remidos. Eles sabiam que Ele ascendera ao Céu para lhes preparar um lugar, e que viria outra vez e os levaria para junto de Si mesmo.

Quando se reuniram após a ascensão, os discípulos estavam ansiosos por apresentar os seus pedidos ao Pai em nome de Jesus. Em temor solene, eles prostraram-se em oração, repetindo a certeza: "Tudo o que pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há-de dar. Até agora nada pedistes em Meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa." João 16:23, 24. Eles estenderam a mão da fé cada vez mais alto com o poderoso argumento: "É Cristo quem morreu, ou, antes, quem ressuscitou de entre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós." Romanos 8:34. E o Pentecostes trouxe-lhes a presença do Consolador, de quem Cristo dissera: Ele "estará em vós." E Ele dissera mais: "Vos convém que Eu vá; porque, se Eu não for, O Consolador não virá a vós; mas, se Eu for, enviar-vo-l'O-ei." João 14:17; 16:7. Daí em diante, mediante o Espírito, Cristo devia habitar continuamente no coração dos Seus filhos. A Sua união com eles era mais íntima do que quando Ele estava pessoalmente com eles. A luz, o amor e o poder de Cristo, que neles habitava, revelavam-se através deles, de maneira que os homens, vendo-os, "se maravilharam; e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus." Actos 4:13.

Tudo o que Cristo foi para os discípulos, Ele deseja ser para os Seus filhos hoje; pois naquela última oração, com o pequeno grupo de discípulos reunidos à Sua volta, Ele disse: "E não rogo somente por estes, mas, também por aqueles que, pela Sua palavra, hão-de crer em Mim." João 17:20.

Jesus orou por nós, e pediu que nós pudéssemos ser um com Ele, assim como Ele é um com o Pai. Que união é esta! O Salvador disse de Si mesmo: "O Filho, por Si mesmo, não pode fazer coisa alguma"; "O Pai, que está em Mim, é quem faz as obras." João 5:19; 14:10. Então, se Cristo habitar no nosso coração, Ele operará em nós "tanto o querer como o efectuar, segundo a Sua boa vontade". Filipenses 2:13. Nós trabalharemos como Ele trabalhou; manifestaremos o mesmo espírito. E assim, amando-O e habitando n'Ele, cresceremos, "em tudo, n'Aquele que é a cabeça, Cristo". Efésios 4:15.



«TODA  A  SABEDORIA  E  APTIDÃO  DO  HOMEM
NÃO  CONSEGUEM  PRODUZIR  VIDA  NO  MAIS  PEQUENO  OBJECTO  DA  NATUREZA.»


«NA  INCOMPARÁVEL  DÁDIVA  DO  SEU  FILHO,
DEUS  CIRCUNDOU  TODO  O  MUNDO  COM  UMA  ATMOSFERA  DE  GRAÇA  TÃO  REAL
COMO  O  AR  QUE  CIRCULA  AO  REDOR  DO  GLOBO.»


«UMA  VIDA  EM  CRISTO  É  UMA  VIDA  DE  PAZ.»


«SE  TE  ABANDONARES  NAS  SUAS  MÃOS,
ELE  TE  LEVARÁ  A  SERES  MAIS  DO  QUE  VENCEDOR  POR
 AQUELE  QUE  TE  AMOU.»