sexta-feira, 21 de maio de 2010

6. PAZ MENTAL


À medida que a tua consciência é despertada pelo Espírito Santo, começas a perceber a maldade do pecado, o seu poder, a sua culpa, a sua dor; e olhas para ele com repugnância. Sentes que o pecado te tem separado de Deus, que és escravo do poder do Mal. Quanto mais lutas para lhe escapar, mais compreendes a tua incapacidade. Os teus motivos são impuros, o teu coração está sujo. Vês que a tua vida tem estado cheia de egoísmo e pecado. Anseias ser perdoado, purificado, libertado. Harmonia com Deus, semelhança com Ele - que podes fazer para as obter?

O que tu precisas é de paz - o perdão, a paz e o amor do Céu. O dinheiro não os pode comprar, o intelecto não os pode obter, a sabedoria não os pode alcançar; tu nunca podes esperar, pelos teus próprios esforços, consegui-los. Mas Deus oferece-tos como uma dádiva, "sem dinheiro e sem preço" (Isaías 55:1). São teus, basta estenderes a tua mão e agarrá-los. O Senhor diz: "Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18. "E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo." Ezequiel 36:26.

Confessaste os teus pecados e de coração os abandonaste. Decidiste dares-te a ti mesmo a Deus. Agora vai a Ele, e pede-Lhe que lave os teus pecados e te dê um coração novo. Então, crê que Ele o faz, porque o prometeu. Esta é a lição que Jesus ensinou enquanto esteve na Terra, que a dádiva que Deus nos promete, nós devemos crer que, de facto, a recebemos e será nossa. Jesus curou as pessoas das suas doenças quando tinham fé no Seu poder; Ele ajudava-as nas coisas que elas podiam ver, inspirando-as assim a terem confiança n'Ele a respeito de coisas que não podiam ver - levando-as a crer no Seu poder para perdoar pecados. Isto Ele declarou claramente ao curar o homem paralítico: "Ora, para que saibais que o Filho do homem tem, na Terra, poder para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te; toma a tua cama, e vai para tua casa." Mateus 9:6. Do mesmo modo, João, o evangelista, diz ao falar dos milagres de Cristo: "Estes, porém, foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome." João 20:31.

Do relato simples da Bíblia acerca da maneira como Jesus curava os doentes, podemos aprender alguma coisa sobre como crer n'Ele para o perdão dos pecados. Consideremos a história do paralítico em Betesda. O pobre sofredor sentia-se impotente; há 38 anos que não usava as suas pernas. Todavia, Jesus ordenou-lhe: "Levanta-te, toma a tua cama e anda." O paralítico poderia ter dito: "Senhor, se Tu me curares, eu obedecerei à Tua palavra." Mas, não, ele creu na palavra de Cristo, creu que tinha sido curado, e esforçou-se logo; ele quis andar e andou mesmo. Ele agiu baseado na palavra de Cristo e Deus deu o poder. Ele foi curado.

Do mesmo modo, tu és um pecador. Tu não podes expiar os teus pecados passados, não podes mudar o teu coração e fazeres-te a ti próprio santo. Mas Deus promete fazer tudo isto para ti mediante Cristo. Crê nessa promessa. Confessa os teus pecados e dá-te a ti mesmo a Deus. Tu queres servi-l'O. Ao fazeres isto, Deus cumprirá a Sua palavra em ti. Se creres na promessa - creres que estás perdoado e purificado - Deus transforma a tua fé em realidade; tu és curado, tal como Cristo deu poder ao paralítico para andar quando ele creu que estava curado. É assim se tu creres.

Não esperes até sentires que estás curado, mas diz: "Eu creio-o; é assim, não porque eu o sinta, mas porque Deus o prometeu."

Jesus diz: "Tudo o que pedirdes, orando, crede que o receberes, e tê-lo-eis." Marcos 11:24. Há uma condição nesta promessa - que oremos de acordo com a vontade de Deus. E a vontade de Deus é purificar-nos do pecado, fazer-nos Seus filhos e capacitar-nos a vivermos uma vida santa. Por isso, podemos pedir estas bênçãos, e crer que as receberemos, e agradecer a Deus por as termos recebido. É nosso privilégio irmos a Jesus e sermos purificados, e ficarmos de pé perante a lei, sem vergonha ou remorso. "Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito." Romanos 8:1.

A partir de agora tu não és de ti mesmo; foste comprado por um preço. "Não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, ... mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." I Pedro 1:18,19. Mediante este acto simples de crer em Deus, o Espírito Santo gerou uma nova vida no teu coração. Tu és como uma criança nascida na família de Deus, e Ele ama-te como ama o Seu Filho.

Agora que te deste a ti mesmo a Jesus, não recues, não te afastes d'Ele, mas dia a dia diz: "Eu sou de Cristo; dei-me a mim mesmo a Ele"; e pede-Lhe que te dê o Seu Espírito e te guarde pela Sua graça. Uma vez que é ao dares-te a ti mesmo a Deus, e ao creres n'Ele, que te tornas Seu filho, assim deves viver n'Ele. O apóstolo diz: "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim, também, andai n'Ele." Colossences 2:6.

Alguns parecem sentir que precisam de ficar sob provação, e que devem provar ao Senhor que estão transformados, antes de poderem reclamar as Suas bênçãos. Mas eles podem reclamar as bênçãos de Deus agora mesmo. Precisam de possuir a Sua graça, o Seu Espírito, para os ajudar nas suas enfermidades, caso contrário não conseguirão resistir ao Mal. Jesus gosta que vamos a Ele exactamente como estamos, pecadores, impotentes, dependentes. Podemos ir a Ele com todas as nossas fraquezas, loucuras, maldades e prostrar-nos aos Seus pés, arrependidos. É Seu desejo envolver-nos nos braços do Seu amor, ligar as nossas feridas, limpar-nos de toda a impureza.

É aqui que milhares fracassam; não crêem que Jesus lhes perdoa pessoal e individualmente. Não crêem em Deus segundo a Sua palavra. É privilégio de todos os que cumprem com as condições, saber por si mesmos que o perdão é estendido livremente a todo o pecado. Afasta a suspeita de que as promessas de Deus não são para ti. Elas são para todo o transgressor arrependido. Força e graça têm sido providas mediante Cristo para serem levadas por anjos ministradores a todos os crentes. Ninguém é tão pecador que não possa encontrar força, pureza e justiça em Jesus, que morreu por cada um de nós. Ele anseia tirar-nos as nossas vestes manchadas e poluídas pelo pecado, e vestir-nos com vestes brancas de justiça; Ele ordena-nos viver e não morrer.

Deus não lida connosco como os homens finitos lidam uns com os outros. Os Seus pensamentos são pensamentos de misericórdia, amor e da mais terna compaixão. Ele diz: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." Isaías 55:7. "Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem." Isaías 44:22.

"Não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová: convertei-vos, pois, e vivei." Ezequiel 18:32. Satanás está pronto para anular as certezas de Deus. Ele deseja afastar da alma cada vislumbre de esperança e cada raio de luz; mas tu não lhe deves permitir fazer isto. Não dês ouvidos ao tentador, mas diz: Jesus morreu para que eu possa viver. Ela ama-me, e não quer que eu morra. Eu tenho um Pai Celestial bondoso; e, embora eu tenha abusado do Seu amor, embora as bênçãos que Ele me tem dado tenham sido dissipadas, levantar-me-ei, e irei ter com o meu Pai, e dir-lhe-ei: "Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; faz-me como um dos teus jornaleiros." A parábola diz-te como o errante será recebido: "Quando ainda estava longe, viu-o o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." Lucas 15:18-20.

Mas mesmo esta parábola, terna e tocante como é, não consegue expressar a infinita compaixão do Pai Celestial. O Senhor declara pelo Seu profeta: "Pois que com amor eterno te amei, também com amorosa benignidade te atraí." Jeremias 31:3. Enquanto o pecador está ainda longe da casa Paterna, gastando o seu dinheiro num país estranho, o coração do Pai está preocupado com ele, e cada anseio despertado na alma para voltar a Deus é apenas a terna intercessão do Seu Espírito, cativando, suplicando, atraindo o errante para o coração de amor do seu Pai.

Com as maravilhosas promessas da Bíblia perante ti, podes dar lugar à dúvida? Podes crer que quando o pobre pecador anseia voltar, anseia abandonar os seus pecados, o Senhor o impeça severamente de se prostrar aos Seus pés arrependido? Lança fora esses pensamentos! Nada pode ferir mais a tua alma do que sustentar uma tal concepção do nosso Pai Celestial. Ele odeia o pecado, mas ama o pecador, e deu-Se a Si mesmo na pessoa de Cristo, para que todos quantos quisessem pudessem ser salvos e ter uma eterna bem-aventurança no reino da glória. Que linguagem mais forte ou mais terna podia ter sido empregada do que aquela que Ele escolheu para expressar o Seu amor para connosco? Ele declara: "Pode uma mulher esquecer-se tanto do seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, Me não esquecerei de ti." Isaías 49:15.

Olha para cima, tu que estás duvidando e tremendo; pois Jesus vive para interceder por nós. Agradece a Deus pela dádiva do Seu querido Filho e ora para que Ele não tenha morrido em vão por ti. O Espírito convida-te hoje. Vem, de todo o teu coração, a Jesus,e podes reclamar a Sua bênção.

Ao leres as promessas, lembra-te de que elas são a expressão de inexprimível amor e compaixão. O grande coração de Infinito Amor é atraído para o pecador com ilimitada compaixão. "Em quem temos a redenção pelo Seu sangue, e o perdão dos pecados." Efésios 1:7. Sim, crê somente que Deus é o teu ajudador. Ele deseja restaurar a Sua imagem moral no homem. Ao te aproximares d'Ele com confissão e arrependimento, Ele aproximar-Se-á de ti com misericórdia e perdão.


«ESTA  É  A  LIÇÃO  QUE  JESUS  ENSINOU  ENQUANTO  ESTEVE  NA  TERRA,
QUE  A  DÁDIVA  QUE  DEUS  NOS  PROMETE,  NÓS  DEVEMOS  CRER  QUE,  DE  FACTO,
A  RECEBEREMOS  E  SERÁ  NOSSA.»


«É  NOSSO  PRIVILÉGIO  IRMOS  A  JESUS  E  SERMOS  PURIFICADOS,
E  FICARMOS  DE  PÉ  PERANTE  A  LEI,  SEM  VERGONHA  OU  REMORSO.»


«ELE  AMA-ME,  E  NÃO  QUER  QUE  EU  MORRA.»